Valdemar Cabral Caracas: 09-11-1907 a 14-01-2013

Uma vida dedicada ao esporte, a política e a imprensa esportiva.

Valdemar Cabral Caracas
(Pacoti, 9 de novembro de 1907- Fortaleza, 14 de Janeiro de 2013) 
Era o mais antigo dirigente esportivo brasileiro.

Foi o primeiro cronista esportivo do estado do Ceará, trabalhando na Ceará Rádio Clube, pioneira da radio fusão cearense. Foi repórter, comentarista e noticiarista da primeira equipe de esportes dessa emissora de rádio no fim da década de 1930. Foi também correspondente do Jornal do Brasil e do Jornal dos Sports, ambos do Rio de Janeiro.

Como chefe do escritório de manutenção da RVC (Rede de Viação Cearense), ajudou a fundar o Ferroviário Atlético Clube em 9 de maio de 1933. Caracas foi também o técnico do time em 1945, ano em que o Ferroviário conquistou o seu primeiro título estadual.

Valdemar também se envolveu com a política e, devido sua influência junto aos trabalhadores da RVC, foi eleito vereador de Fortaleza em 1936. No ano seguinte, ocorre o golpe de Getúlio Vargas que instala o Estado Novo e, no dia 10 de novembro de 1937, Valdemar Caracas teve seu mandato cassado pela então recém-instaurada ditadura varguista. Posteriormente, em 1947, ajudou a fundar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no estado do Ceará.

Segundo o Jornal Diário do Nordeste (04/11/2007) era o mais antigo previdenciário do estado do Ceará.

A Crônica Esportiva Cearense agradece seus préstimos profissionais, pelo pioneirismo e coragem.

A diretoria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.