MEMÓRIA

01 AFRANIO PEIXOTOA APCDEC – Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará foi fundada em 11 de maio de 1950, sendo sucessora da Associação dos Cronistas Desportivos, que foi fundada em 1941. Seu primeiro presidente foi o jornalista e radialista Francisco Afrânio de Lima Peixoto (falecido).

Veja AQUI mais fotos dos ex-presidentes.

A história da Crônica Desportiva Cearense é exuberante em detalhes e riquíssima por seus integrantes, desde os primórdios até os dias de hoje.

Em muitos idos, vamos encontrar Miguel Sales nos jornais “associados” (Correio do Ceará e Unitário) com o pseudônimo de “Noel Silva“, em coordenação com Aníbal Bonavides, cognominado de “Jack Thuney“, juntamente com Sebastião Pinho, linotipista de O Estado, cujos noticiários eram redigidos, ali mesmo, nos teclados de sua máquina de labor.

Outra figura popular que militou na crista da Crônica foi Miguel Picanço Filho, conhecido por “Peteleco“.

Os clubes de futebol, quando excursionavam, levavam como convidados na delegação um cronista, cabendo a este transmitir o noticiário dos eventos cumpridos. Aqui, em Fortaleza, ficava um colega que recebia a matéria e fazia a distribuição entre os órgãos de comunicação.

O Rádio estreou na área com transmissões de jogos no velho “Campo do Prado”, onde hoje funciona a CEFET. O Rádio também fez história no simpático estádio Presidente Vargas, quando se ouvia a voz brilhante de Cabral de Araújo, na Ceará Rádio Clube. Nesta época, a Crônica chamava-se Associação dos Cronistas Desportivos do Ceará (ACDC), reunindo-se na sede da Federação Cearense de Desportos, nos altos da Farmácia São José, na Praça do Ferreira.

1 antiga sedePosteriormente, a Crônica alojou-se na sede da ACI, até adquirir a sua sede própria, na avenida Tristão Gonçalves, 724, na gestão do dinâmico Presidente Aliatar Bezerra.

A Crônica fortificava-se, afirmando-se como Classe. Brilhavam figuras como Antônio Almeida (falecido), Afrânio Peixoto (falecido), João Ramos (falecido), Antônio Pontes Tavares (falecido), Cid Sabóia de Carvalho, Colombo Sá, Gilvan Dias (falecido), Sérgio Ponte e Aderson Maia Nogueira.

Em 1950, foi fundada a APCDEC (Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará), cabendo ao advogado Thiago Otacílio de Alfeu a edificação da nova entidade dos cronistas desportivos do Ceará, hoje, com mais de 600 associados, distribuídos nas categorias de Cronistas Vitalícios, Efetivos e Aspirantes, além dos quadro de colaboradores que prestam serviços à classe: advogados, médicos, dentistas etc.

São conhecidos como sócios fundadores da APCDEC, os seguintes cronistas esportivos:

Antônio de São Bernardo (Antônio de Almeida)
Antônio Pontes Tavares
Francisco Afrânio de Lima Peixoto
Tiago Otacílio de Alfeu
Iran de Alencar Benevides
Aécio Aurélio de Menezes
Aliatar Rodrigues Bezerra
Arnolfo Fontenele
Bruno Alves Maia Filho
José Carlos Araújo
Lúcio Lima
Orlando Ramalho
Pery Augusto Bezerra
Jaime Barbosa Filho
Ernani Rosado Soares
Eduardo Guilherme da Silva
Luiz Carlos Magalhães de Aguiar
Cid Sabóia de Carvalho
Carlos Alberto Cavalcante Farias
José Blanchard Girão
Mozart Marinho
Alfredo de Sousa Costa
Elias Pereira Nobre

A APCDEC é uma das fundadoras da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) e, em toda a sua existência, a APCDEC já fez um presidente da ABRACE, o radialista Aderson Maia Nogueira, já no seu terceiro mandato, sendo o único cronistas a presidir a ABRACE sem que fosse presidente da Associação Estadual. Fez três vice-presidentes: Antônio Pontes Tavares, 1º vice, no período de 1974 a 1976; Gilvan Dias, eleito 2º vice, no período de 1983 a 1985, e Sérgio Ponte, 1º vice, no período de 1987 a 1989.

A APCDEC se constitui em patrimônio com uma sede própria, localizada na rua Paulino Nogueira, 77-A, três casas de veraneio no Icaraí, e um terreno no Iguape, onde, brevemente, será construída uma sede campestre/praiana.

São mais de 73 anos de glórias e de trabalho em prol do desporto cearense, principalmente no congraçamento dos municípios do Estado do Ceará, através do Intermunicipal de Futebol organizado pela APCDEC, onde despontaram grandes craques para o cenário desportivo nacional.

Anualmente a entidade promove cursos e treinamentos de capacitação e inclusão de novos associados em parceria com o Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará, com a Federação Cearense de Futebol, com o Governo do Estado do Ceará através da SESPORTE, com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e com a Câmara Municipal de Fortaleza.

O atual presidente eleito no dia 11/05/2023 para o quadriênio 2023/2026 é o Cronista Fran Nogueira (foto) tendo como vice o cronista Alano Maia.

NOVA LOGO APCDEC

GLORIOSA APCDEC – “A INVICTA”! CRÔNICA FORTE!

APCDEC
ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL. DOS CRONISTAS DESPORTIVOS DO ESTADO DO CEARÁ
Fundação: 11/05/1950
Rua Paulino Nogueira, 77-A – Fortaleza (CE) – CEP 60070-270
Fone (85) 3283-4848 – E-mail: apcdec@gmail.com

10 comments

  1. GOSTARIA DE PUDESSE SER ENVIADO PARA O MEU E-MAIL TODOS OS ACONTECIMENTO E EVENTOS POIS GOSTARIA DE PARTICIPAR INCLUSIVE CURSOS ADELINO AUGUSTO

  2. GOSTARIA DE TOMAR CONHECIMENTOS DE CURSOS PROMOVIDOS PELA A ENTIDADE POIS GOSTARIA DE PARTICIPAR

  3. parabens pela indicação de Patricia Castro para compor a diretoria da nossa Associação.Um abraço companheiros !!!

  4. gostaria de ver um foto da selecao de ico, que disputou a final do intermunicipal contra o time do iguatu no ano de 1973

  5. A APCDEC para mim é uma Casa Invicta que acolhe invictamente com carinho os seus associados. Ela é Casa Invicta dos Cronistas Esportivo do Estado do Ceará. Portanto, Ela é a minha segunda casa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *