Crônica esportiva ganha em representatividade

Por Benê Lima

A imprensa, como sinônimo de todos os profissionais dos meios de comunicação, começa a contabilizar ganhos em capital intelectual e respeito

image

A premissa da promoção da renovação nos quadros da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC), tem ido além da mera alteração dos componentes de seu quadro diretivo. Ela já se faz sentir na postura de muitos dos seus associados. E isso não ocorre como obra do acaso. Na verdade, é resultado de uma filosofia de trabalho que visa à promoção da integração de todos os seus associados com a entidade que os congrega.

E para mostrar-se coerente em suas práticas, a APCDEC tem investido não só na qualificação de seus associados, como na própria formação continuada de seu quadro diretivo, visando dota-lo das ferramentas indispensáveis para o exercício de suas funções deliberativas e executivas.

AS PARCERIAS  Descubra Quais são as Regras de Escrita de Anúncios do Google e Não Reprove Mais na Hora da Revisão

Preparar-se para atrair parcerias foi uma das primeiras providências da atual gestão da entidade. Com esse fim, o fortalecimento da imagem da APCDEC era fator essencial para a geração de maior credibilidade. E o que se viu é que a meta primordial dos primeiros dias se fez alcançar bem antes do que houvera sido planejado.

Diante do resultado auspicioso, seguiram-se as ações encadeadas que estão dando ao cronista esportivo a oportunidade de sua requalificação, seja no aspecto da aquisição do capital intelectual, seja no aspecto ético (comportamental). A fim de fortalecer o ideário ético, a direção da entidade tratou de corrigir algumas práticas que poderiam solapar o alcance de seus objetivos, adotando uma atitude moralizadora no trato de todas as questões.

COM A FCF

A condição norteadora das parcerias da APCDEC é a afinidade com seus parceiros potenciais. Portanto, o reconhecimento da qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na Federação Cearense de Futebol é o elo que passou a unir APCDEC e FCF em pontos estratégicos. Dotar o cronista de melhor qualificação em sua formação e disponibilizar aos profissionais conhecimentos sobre legislação esportiva são dois dos pressupostos que inspiram essa parceria.

COM A FCFA

O Intermunicipal de Futebol há muito é uma competição que está integrada à história da APCDEC. Todavia, a entidade enxergou a necessidade de moderniza-la. E para isso buscou pessoas dotadas de conhecimento técnico na gestão do esporte, razão por que fechou parceria com a Federação Cearense de Futebol Amador, cujo presidente é o radialista Tony Pereira, agora respondendo como coordenador executivo do Intermunicipal de Futebol 2011.

COM A ABRACE

A Associação Brasileira de Cronistas Esportivos é outra entidade com a qual a APCDEC tem elevado grau de afinidade, haja vista tratar-se de sua congênere e ascendente nacional. Como entidade mater. à qual a APCDEC é filiada, a troca de experiências é facilitada, tanto pela proximidade física quanto pela filosofia e política que inspiram essas duas associações.

COM CHEFES DE EQUIPES

Já a parceria com chefes e coordenadores de equipes esportivas, tem por finalidade principal melhorar a administração da APCDEC, tanto através dos questionamentos como das ideias propostas pelos membros da categoria. Desse modo, é razoável que se tenha uma expectativa de melhoria do relacionamento entre as equipes esportivas e a APCDEC, bem como maior facilidade para a implantação de medidas que visem a uniformização dos procedimentos relativos à operacionalização do setor.

COM O CRA

Mais uma parceria, dentre tantas já celebradas, foi fechada recentemente com o Conselho Regional de Administração, através de seu presidente, professor Ilaílson Araújo, que juntamente com o presidente da APCDEC, radialista, jornalista e também administrador Edílson Alves, estiveram reunidos no início deste mês (agosto), para pactuarem um regime de cooperação, onde caberá ao CRA a qualificação dos profissionais da APCDEC, no tocante à gestão e administração. Participaram ainda do encontro o Diretor de Marketing da APCDEC, administrador Gualber Calado, além do administrador-superintendente do CRA, César Cláudio Rabelo Cavalcante, e do administrador fiscal do CRA, Daniel Barbosa. Na oportunidade, o professor Ilaílson ressaltou a importância das entidades profissionais se preocuparem com a maneira de gestão e que queiram desenvolver novos conhecimentos e técnicas a ela pertinentes. Disse ele: "A boa administração não deve ser feita apenas nas grandes empresas. Uma entidade importante e conhecida como a APCDEC servirá de exemplo se adotadas técnicas corretas que a façam crescer e se desenvolver com transparência e eficácia. Edilson Alves está de parabéns ao buscar isso", declarou o presidente do CRA, Ilaílson Araújo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.