Apcdec, 61 anos

Torneio Assis Furtado - APCDEC 2011 100 Escrevo esta coluna antes da decisão entre Ceará x Guarani de Juazeiro. Por questão de fechamento do caderno só vou comentar sobre a reabertura do novo estádio Presidente Vargas (PV) cm Vozão x Leão do Mercado amanhã. Hoje dedico a coluna aos 61 anos da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec). Faço parte dessa história, pois sou filiado à Apcdec desde o meu primeiro estágio no Jornalismo nos anos 1980. A Apcdec completa 61 anos de fundação na próxima quarta-feira. Mas as comemorações já começaram anteontem com a realização do Torneiro Assis Furtado, de Futebol Soçaite. O certame no campo do Cresse movimentou quase 100 cronistas numa manhã e tarde de confraternização. A equipe Verdes Mares ganhou o torneio e levantou a Taça Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace). O time Resto do Mundo ficou com a vice e ergueu a Taça Federação Cearense de Futebol (FCF). Com boas formações as rádios Cidade, Metropolitana, Globo e grupo O Povo.

CAFÉ – Terça os 61 anos da Apcdec terão café da manhã, no Amuarama Hotel.

PARLAMENTO – A programação prevê na quarta-feira homenagem para Apcdec na Câmara Municipal de Fortaleza e Assembleia Legislativa do Ceará.

PRESENÇAS – Relaciono aqui parte das quase 100 pessoas presentes no Torneio Assis Furtado: Aderson Maia, Edilson Alves, Alano Maia, Marconi Alves, Moura Pinto, Nelson Oliveira, Edilson Silva, Edilson Filho, Bruno Formiga, Miguel Júnior, Lucas Leite, Paulo Henrique…

CRONISTAS – …Júnior Markezine, Irismar França, Mendonça Filho, Jorge Telmo, Cléber Fernandes, Rouquinho, Mário Otoni, Benê Lima, Benezinho, Fernando Farias, Lima Júnior, Evandro Braga, Fortunato Pinha, Gualber Calado, Luciano Filho, Fábio Marques, Kilmer de Campos…

DESPORTIVOS – …Freire Neto, Cláudio Pinheiro, Ibernon Monteiro, Paulo Rocha Lima, Iraguassú Teixeira, Edson Ferreira, Toni Mota, Tony Pereira, Patrícia Castro e Carmen Pompeu.

ABRACE – Começa quarta (11) em Palmas (TO) o Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos. Em pauta até sábado (14): Copa do Mundo de 2014 no Brasil, sob o comando de Aderson Maia, presidente da Abrace.

De primeira

A mídia esportiva consegue erguer ídolos que estão abaixo do peso assinalado. O efeito pode ser observado em qualquer parte do planeta, ainda mais agora na era globalizada. Quando há um diferencial entre o senso comum, o mundo midiático esportivo “assombra” com denominações de fenômeno, espetacular, iluminado e outras adjetivações. O poderoso Real Madri entrou na onda e surfa agora na  maré do desânimo com o “prego” Cristiano Ronaldo. Reverenciado na Inglaterra no poderoso Manchester United, Ronaldo após a transferência para o Real nunca reeditou a fase de ouro no Reino Unido. Na Copa do Mundo, a estrela de Portugal foi cadente, e até agora há dúvidas, se Cristiano Ronaldo não deverá seguir a mesma trilha de outros compatriotas como: Quaresma, Simão Sabrosa e até mesmo Figo. De todos eles, Figo é o que tem média acima do normal. Simão têm atuações irregulares no Atlético de Madri (Espanha), enquanto que Quaresma fracassou no Barcelona (Espanha) retornou ao Porto (Portugal) onde recuperou a coroa de rei além-mares, no entanto, amarga uma infecta reserva na Inter (Itália). A mídia esportiva,  “tanto engorda, quando mata, feito desgosto de filha”, parodiando Djavan. (Evandro Nogueira) email: nokinha_nog@yahoo.com.br

BOLA BRANCA – Empenho de Moura Pinto na arbitragem dos jogos do Torneio Assis Furtado.

BOLA PRETA – Ganância de cronistas que para ganhar o título acabaram impedindo alguns jogadores de atuar no certame da Apcdec.

BOLA DENTRO – Cléber Fernandes, artilheiro do “Assis Furtado”.

BOLA FORA – Briga de torcedores no Ginásio Paulo Sarasate durante o jogo Fortaleza x Quixeramobim, pelo Cearensão de Futsal, ontem à tarde.

QUEBRANDO A BOLA – Protesto do time do Grupo O Povo por lançamento de goleiro não cronista. Acordo já previa essa permissão.

PASSE CERTO – Anúncio por parte do presidente da Apcdec, Edilson Alves, da criação da diretoria feminina da nossa entidade.

PASSE ERRADO – Falta de alguns cronistas no Cresse .

ÚLTIMO PASSE – Os desportistas de Eusébio promoveram um Torneio de Futebol sob a organização do vereador Tarcizinho, alusivo a um ano de falecimento do ex-jogador de futebol Sessenta. Sessenta jogou no Tiradentes e Calouros do Ar na década de 1960 e era muito conhecido no Eusébio. O torneio contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Josetlito Tavares de Abreu, o Goga, que ao lado do prefeito Acilon Gonçalves, estão dando total apoio ao Esporte do Município. Os distritos de Pedras, Mangabeira e Jabuti também estão recebendo atenção especial do poder público municipal. Goga poderá tornar-se em 2012, o primeiro prefeito nascido no Eusébio.

Lance do dia

Equipes campeã (Verdes Mares) e vice (Resto do Mundo), do Torneio Assis Furtado.

Postado por Lauriberto Carneiro Braga

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *