41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CRONISTAS ESPORTIVOS – ABRACE / ACDA – EM MACEIÓ – PERÍODO DE 26 A 29 DE AGOSTO DE 2015

banner congresso alagoas

VEJA QUEM ESTARÁ LÁ – CONVIDADOS E PALESTRANTES:

GEORGE HILTON DOS SANTOS CECÍLIO – Ministro do esporte – Convidado para a Abertura do 41º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos.
Tem 43 anos, nasceu em Alagoinhas (BA). Formado em Ciências Sociais, é radialista e apresentador de televisão.É Membro do Parlamento do Mercosul e membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e presidente Regional do PRB/MG. Exerceu o cargo de Deputado Estadual por Minas Gerais por dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2007, pelos partidos PSL e PL. No pleito de 2006 elegeu-se Deputado Federal por Minas Gerais, sendo reeleito sucessivamente em 2010 e 2014. No período militou no Partido Progressista, e desde 2009 é filiado ao PRB.
Ministério do Esporte – Em 23 de dezembro de 2014, foi anunciado oficialmente como Ministro do Esporte do Brasil do segundo mandato no Governo Dilma Rousseff.

ALDO REBELOfaz conferência sobre “A Tecnologia e Formação de atletas Olímpicos”
É jornalista, nasceu em Viçosa, Alagoas. Ainda jovem, na década de 1970, ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi secretário-geral e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). No final da década de 1980, foi eleito vereador por São Paulo, depois, foi deputado federal pelo Estado diversas vezes. Com a carreira política em franco crescimento, chegou a ser presidente da Câmara dos Deputados, Ministro-Chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais, Ministro dos Esportes, líder do PCdoB e do governo Lula. É considerado um dos melhores articuladores políticos do país. Atualmente, Rebelo é Ministro da Ciência e Tecnolgia.

 

RENAN FILHO – Governador de Alagoas – Em 1995, Renan Filho mudou-se para Brasília, onde concluiu o ensino médio e se formou em Economia pela Universidade de Brasília (UNB). Após a faculdade, passou a trabalhar com o pai no Senado. Em 2013, concluiu um curso de extensão em Políticas Públicas, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Na política, Renan Filho começou cedo sua trajetória. Foi eleito aos 25 anos prefeito da cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, em 2004. Em 2008 ele foi reeleito, deixando o cargo em 2010, quando foi eleito deputado federal. Casado com a administradora Renata Pires Calheiros, Renan Filho e pai de dois meninos: Davi e João.Com a aprovação nas urnas, o economista José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, de 34 anos, é o mais jovem governador da história de Alagoas. Filho mais velho de Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado, e de Verônica Rodrigues Calheiros, Renan Filho nasceu no dia 8 de novembro 1979, em Murici.

 

Cristiano Matheus da Silva e Souza, filho de José Matheus de Souza e Maria Girlene Silva, nasceu em Ubatuba/SP no dia 03 de junho de 1973. Em 1996, Cristiano Matheus iniciou sua trajetória nos meios de comunicação, atuando como locutor e apresentador na Rádio Jornal AM, na cidade de Pilar/AL, e logo após, na TV Alagoas e TV Pajuçara (2001/2007) em Maceió, capital alagoana. Cursou Radialismo (1999-2000) e Gestão de Marketing em Varejo (2003/2004) na FAPEC/CET/Al, iniciando em 2006, o curso de Jornalismo no Centro de Estudos Superiores de Maceió, CESMAC.
Marechal Deodoro é administrada pelo radialista Cristiano Matheus, um dos membros da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas- ACDA. A prefeitura da cidade é uma das parceiras do “41º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos”. Vale a pena visitar esse diferenciado cartão postal de Alagoas e usufruir de seus atrativos únicos.

26/08 – Palestra de Abertura “O Futebol Brasileiro Pós Copa do Mundo e as Olimpíadas 2016 no Brasil”
JUCA KFOURI – É formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999. Atualmente está também na ESPN-Brasil. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, desde 2000, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha.

27/08 – 11h00 / 12h00 – "Painel: Futebol Nordeste: Realidade e perspectivas" JOÃO HUMBERTO MARTORELLI – Nascido em 26/09/55. Formado pela Faculdade de Direito do Recife em 18/08/77. Foi membro efetivo do Conselho de Recursos Fiscais do Município do Recife (1981) e Procurador Judicial da Prefeitura do Recife (1981/2001) com atuação na Procuradoria Fiscal (ambos os cargos, ingressando por concurso público). Foi também Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, no período 01/01/86 a 02/05/88 e Conselheiro Federal da OAB, Seccional Pernambuco, no triênio 98/2000. Ex-Conselheiro e Ex-Presidente da Causa Comum. Membro da Associação Internacional de Juristas Democratas. Como vice-Presidente, assumiu a presidencia do Sport Club do Recife em dezembro de 2013, conquistou o título de Campeão Pernambucano, Campeão da Copa do Nordeste, foi candidato a presidente em dezembro de 2015, sendo eleito em 2015 com votação triunfal.

27/08 – 11h00 / 12h00 – "Painel: Futebol Nordeste: Realidade e perspectivas"
RUBENS GUILHERME DANTAS – Natural de São Paulo do Potengi, é de família tradicional na cidade, a Família Dantas. Rubens é empresário, dono da rede de Drogarias Santa Fé.
Quando assumiu a presidencia do ABC, pegou a equipe na Série C e foi campeão brasileiro e sonha levar o alvinegro a elite do futebol brasileiro.
Há quase 3 anos como presidente do ABC, Rubens viu o clube ser bi-campeão estadual (2010 e 2011), vice-campeão da Copa do Nordeste (2010) e a principal delas, a conquista nacional, foi Campeão Brasileiro da Série C (2010).

27/08 – Oficina – 14h00 às 15h45 “Buscando a notícia A logística de um Repórter Esportivo”
MÁRCIO CANUTO Natural de Maceió, é repórter da Rede Globo e mora em São Paulo desde março de 1998. Conhecido pelos colegas de trabalho pela alegria e bom humor, o jornalista se apaixonou pela metrópole e não a abandona de jeito nenhum. Iniciou a carreira no extinto Diário de Alagoas, em 1963, com apenas 17 anos de idade. Atuou em diversos veículos de comunicação, como: o Diário de Alagoas, em 1963, Gazeta de Alagoas e Jornal da Tarde, de São Paulo (foi correspondente no auge de uma redação memorável, na década de 70); nas rádios Gazeta e Difusora, de Maceió, além de ter atuado como correspondente de vários jornais do país. Com seu jeito irreverente de lidar com o público e de fazer reportagens, ganhou o coração dos paulistanos ao se autodenominar “fiscal do povo”, no jornal SPTV da Rede Globo.

27/08 – 14h00 às 15h45 – "Futebol e a Narração"
EDSON MAURO – É Jornalista. Começou a carreira aos 15 anos de idade, na Rádio Difusora de Alagoas, trabalhando depois na Rádio Gazeta de Alagoas. Em 1971, com 21 anos, foi contratado pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, tendo atuado também nas rádios Jornal do Brasil e Tupi. Como locutor de televisão, trabalhou nas emissoras Globo, Bandeirantes, Manchete e Canal 34 da NET. No rádio e na TV, participou da cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas, temporadas de Fórmula Um e Jogos Pan-Americanos. Foi editor da revista” Itinerário”, especializada em turismo.
É locutor esportivo e apresentador de programas na Rádio Globo. É sócio-diretor da “Palestrativa”, empresa especializada na realização de eventos no segmento corporativo e consultoria de palestrantes.

27/08 – 14h00 às 15h45 – "Desafio da improvisação"
KLEIBER BELTRÃO – Vai falar sobre o "Desafio da profissão" – Kleiber é jornalista, mestre em Economia e professor universitário. Foi narrador esportivo das seguintes emissoras:  rádios e TVs Jornal do Commércio (PE), Clube de Pernambuco e Nacional de Brasília, Tv Record (DF), além das  rádios Bandeirantes, Capital e Clube, de Brasília e Globo de Brasília e Recife.
Atuou na Assessoria de Imprensa da Presidência da República e do Ministério da Fazenda.
Se aposentou como Consultor-Chefe da Assessoria de Imprensa do Banco Central do Brasil.
É professor de cursos de Graduação e Pós-Graduação em instituições de ensino superior de Brasília e presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), além de Benemérito da Associação de Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP).

27/08 – 14h00 às 15h45 – "Assessoria de Imprensa no Futebol"
JOSÉ CARLOS FORNÉR – Iniciou a carreira em 1988, na Rádio Aliança em Concórdia (SC) e atuou em várias emissoras de Santa Catarina como narrador esportivo. Em 1991, ingressou em televisão, na TV Tarobá, de Cascavel (PR), onde foi narrador e apresentador. Narrou provas de automobilismo para a Rede Bandeirantes, trabalhou na afiliada da Rede Record em Joinville(SC) e foi Chefe de Jornalismo da afiliada do SBT em Florianópolis. Atualmente, é Assessor de Imprensa do Joinville Esporte Clube.

 

28/08 – 14h00 às 15h45 – Tema: "Dia a dia do Clube: Repórter Setorista"
NIVALDO DE CILLO, 49 anos, tem experiência de sobra na área comunicacional. Atualmente repórter esportivo da Band, o jornalista nascido em Campinas-SP iniciou a carreira na TV Globo Vale do Paraíba em 1988 como assistente de produção do jornalismo – que também incluía o esporte. Passou também pela TV Pajuçara, afiliada do SBT, em Alagoas. profissional formado pela UNITAU migrou totalmente para o ramo esportivo, onde está completando 27 anos. Após se destacar em cobertura pela TV Cultura no Mundial de Futsal do Taiwan em 2004, recebeu convite para integrar a equipe de reportagem de esportes da TV Bandeirantes, em São Paulo.
De Cillo continua na emissora dos Saad onde já cobriu megaeventos esportivos como as Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014).

28/08 – 09h00 às 10h30 – Painel: "O Futuro do Futebol Brasileiro"
FELIPE OMENA FEIJÓ – Aos 24 anos, Felipe Omena Feijó é o presidente mais jovem da história da Federação Alagoana de Futebol. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o novo gestor da FAF também é presidente do Sport Club Santa Rita de Boca da Mata, que disputa a 1ª divisão do Campeonato Alagoano. Atento à temporada 2016 do futebol Estadual, o presidente da Federação Alagoana, Felipe Omena Feijó, enviou uma cada aberta aos prefeitos de todos os municípios que receberão jogos do Campeonato Alagoano da 1ª divisão em 2016. A sua maior preocupação é oferecer ao torcedor alagoano o maior conforto possível nos Estádios e deixar um palco em excelente estado para jogadores, arbitragem, imprensa e funcionários da partida.

28/08 – 09h00 às 10h30 – Painel: "O Futuro do Futebol Brasileiro"
MAURO CARMÉLIO – Atual presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio vai continuar como homem forte do futebol do estado pelos próximos quatro anos. Encabeçando a única chapa inscrita no pleito, Mauro Carmélio foi eleito em abril por unânimidade, recebendo 89 votos. O mandato vai até dezembro de 2017. Precisávamos estruturar o futebol cearense, levantar o futebol do interior e também o amador. Acredito que por já termos essa estrutura, esses próximos quatro anos serão mais fáceis, pois teremos condições de conseguirmos patrocinadores para alavancarmos o futebol local”, disse Mauro Carmélio.

28/08 – 09h00 às 10h30 – Painel: "O Futuro do Futebol Brasileiro"
ANTÔNIO AQUINO LOPES – Foi aclamado, de forma unânime, para seguir no comando da entidade acreana por mais quatro anos. Em assembleia realizada na sede da federação, no estádio Florestão, Aquino recebeu a aprovação de 11 dos 12 clubes que têm direito a voto. Atlético-AC, Andirá, Rio Branco, Plácido de Castro, Galvez, Adesg, Alto Acre, Vasco-AC, Náuas, São Francisco e Independência optaram pela aclamação do novo mandato.

28/08 – 14h00 às 15h45 – Mídia Esportiva: Comunicação dirigida x Veículos de Massa"
SÉRGIO PINHEIRO – Jornalista atuante, exerce a fundção de comentarista esportivo dos mais conceituado no Nordeste, com passagem nas emissoras do Piaui e do Ceará. Quando da sua passagem pelo rádio piauiense, Sérgio Pinheiro da Rádio Verdes Mares AM e da TV Diário de Fortaleza foi escolhido ‘Desportista do Século’, pela Federação Piauiense de Futebol (FPF).
Comentarista dos melhores, titular na Rádio Verdes Mares. Sempre esteve presente na cobertura de jogos da Seleção Brasileira, na Copa América, Copa do Mundo e tantos outros eventos internacionais.

28/08 – 14h00 ÀS 15h45 – "Cronica Esportiva no Jornalismo Impresso"
ARNALDO JORGE MAIA FERREIRA, 55 anos, nasceu em Santa Terezinha/RJ. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. É autor do livro “Água, Comunicação e Poder”, professor de Graduação da cadeira de Jornalismo e de Pós-graduação em Novas Tendências das Mídias. Ex-repórter dos jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo; das revistas Isto É, Época e Veja. já trabalhou em vários jornais de Alagoas como: O Diário, Tribuna Independente e Gazeta de Alagoas. Atuou nas TVs:  Bandeirantes, SBT, Gazeta , Pajuçara, Educativa e Alagoas. Já foi Diretor de Jornalismo de várias empresas de comunicação.


Nelson OliveiraA APCDEC, estará representada pelos Cronistas: Jornalista Edilson Alves – Presidente, Radialista Alano Maia Vice-presidente, e Radialista Oliveira Domingos da regional de Sobral/CE, além claro do presidente da ABRACE e do Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará Dr. Aderson Maia Nogueira.

Portanto, no período do dia 26 a 29 de agosto de 2015, enquanto o presidente e vice-presidente estiverem fora do Estado do Ceará, a APCDEC terá como presidente em exercício o diretor de Patrimônio Nelson Oliveira (foto).


Confira abaixo toda programação do encontro.

 

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA e SOCIAL

26/08/2015 – Quarta-feira

12h – Check in Hotel Jatiùca

17h30 – Café regional – Hotel Jatiúca

18h30 – Embarque no Ônibus

19h – Solenidade de Abertura

20h – Conferência de Abertura – “O Futebol Brasileiro pós Copa do Mundo.” – Juca Kfouri

21h – Coquetel de Abertura

27/08/2015 – Quinta-feira

7h – Café da manhã

8h – Embarque nos Ônibus

9h – 10h30 – Conferência-Comentando o esporte: Desafio da improvisação, Kleiber Beltrão – Pres. ABCD

Intervalo

11h -12h30 – Mesa Redonda- Futebol Nordeste: Realidade e perspectivas

Alfredo Raildo
Pres. do Coruripe

Bruno Euclides
Pres. do ASA

Marcus Barbosa
Pres. do CRB

Rafael Tenório
Pres. do CSA

Almoço

14h às 16h – Oficinas

Futebol e a Narração
Edson Mauro – Radialista

Formando Cronistas – O “Foca” no Esporte.
Marcus Toledo – Jornalista

Buscando a notícia – A logística de um Repórter Esportivo
Márcio Canuto – Jornalista

20h – Jantar "Noite Alagoana"

28/08/2015 – Sexta-feira

7h – Café da manhã

8h – Embarque nos ônibus

9h às 10h30 – PAINEL – O Futuro do Futebol Brasileiro

Felipe Feijó
Pres. da Fed. Alagoana de Futebol

João Feijó
Consultor de Futebol

Antônio Aquino Lopes
Pres. da Fed. de Futebol do Acre

Intervalo

11h -12h30 – Conferência – A Tecnologia e a Formação de Atletas Olímpicos

Aldo Rebelo
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Almoço

14h às 16h – Oficinas

Crônica Esportiva no Jornalismo Impresso
Arnaldo Ferreira – Jornalista

Case – O dia a dia de um Cronista nas Olímpiadas.
Francisco José – Jornalista

A Comunicação no sucesso das Olímpiadas
Luciene Cacho Rezende

Web: A agilidade da informação no Esporte
Paulo Victor – Jornalista

16h às 18h – ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA ABRACE

Jantar

29/08/2015 – Sábado

7h – Café da Manhã

8h – Embarque nos Ônibus

9h – Jogo de Futebol – Estádio Rei Pelé

12h – Almoço – Hotel Jatiúca, com a tradicional "feijoada alagoana"

Noite Livre

30/08/2015 – Domingo

7h – Café da Manhã

Check out do Hotel Jatiúca

Retorno das Delegações aos seus Estados de origem

Programação das Esposas

27/08 – Quinta-feira
9h – Saída para a Barra de São Miguel
Visita a Barra de São Miguel e Passeio de Catamarã
ALMOÇO
15h30 – Passeio na Orla de Maceió

28/08 – Sexta-feira
9h – Passeio a Praia do Francês
Almoço – Restaurante Maceió Mar
Tarde livre

28/08 – Sábado
9h – Passeio Pontal da Barra
Almoço – Restaurante Hotel Jatiúca
Tarde livre

Fonte: http://www.abraceesportes.com.br/index.html

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *