PV só em março de 2011

Nova data será confirmada hoje pelo secretário de Esportes e Lazer, Evaldo Lima

FONTE: JORNAL O ESTADO

O novo estádio Presidente Vargas (PV) só ficará pronto em 2011. Hoje, em café da manhã, o secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, anuncia que a entrega do novo PV não será mais em 31 de dezembro próximo. Este será o terceiro adiamento da entrega da obra. A previsão agora é 31 de março de 2011. Na coletiva, no Hotel Sonata, que o secretário oferecerá serão prestados esclarecimentos sobre a reforma e a requalificação do PV.

Participarão da coletiva, além de Evaldo Lima; o secretário executivo regional IV, Estevão Sampaio; o secretário de Desenvolvimento Urbano e InfraEstrutura (Seinf), Luciano Feijão; o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Geraldo Accioly; e representantes do Módulo-Fujita (consórcio responsável pela obra), e dos principais clubes do Estado e das associações e federações ligadas ao futebol cearense.

O novo PV está com 90% de suas obras concluídas. Ainda faltam fachada, estacionamento, cabines de rádio e tevê, sala de imprensa, placar, gramado, alambrado, túneis, vestiários e salas da administração. Já pronta toda parte de infraestrutura de cadeiras. Neste momento o Módulo-Fujita instala os assentos. O alicerce do alambrado de vidro também começa a ser feito.

O novo PV está ainda um canteiro de obras com uma turma de 400 operários. São dois turnos para dar conta da obra até 31 de março. Na sexta-feira passada (17) a comissão especial da Câmara Municipal de Fortaleza, que foi criada para acompanhar as obras, fez a nona visita ao local. Presidida pelo vereador Iraguassu Teixeira (PDT) a Comissão ficou ciente que a obra só será entregue completa e com qualidade.

Participaram da visita técnica os vereadores Leonelzinho Alencar, Ronivaldo Maia e Toinha Rocha. A vereadora foi que mais cobrou. Ela sugeriu que suspendessem a colocação dos assentos para finalizar os túneis, cabines e alambrado. “Não se coloca o sofá da casa em plena reforma”, comparou.

O PV está fechado há 34 meses. Em 12 de novembro de 2009 o Módulo-Fujita foi anunciado como vencedor para a fazer a obra orçada em R$ 38 milhões. No dia 22 de dezembro do ano passado foi assinada a ordem de serviço para as obras que só começaram em 11 de janeiro de 2010 com previsão para terminar em agosto. Não deu tempo. Passou para dezembro. Não deu tempo. Agora possivelmente para março de 2011. Dará tempo? Para Toinha Rocha, não. “Eles vão terminar lá para junho do ano que vem”, afirmou. A resposta será dada hoje por Evaldo Lima.

Presidente Vargas estava com “osteoporose”

O presidente da Comissão Especial da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Iraugussu Teixeira disse com exclusividade para O Estado que a próxima visita ao novo PV será já na primeira quinzena de janeiro de 2011. Nesta entrevista ele presta conta do trabalho da comissão.

[O Estado] Por que dessa comissão?
[Iraguassu Teixeira] “Sou torcedor do Ceará. Fui juvenil, aspirante e médico do Ceará, Isso já dar uma identificação muito grande comigo. Mas como desportista o que nós queremos, quando fomos indicado pelo presidente da Câmara, Salmito Filho, para presidir essa comissão de vereadores, é que a Prefeitura dê um retorno do estádio Presidente Vargas para o público fortalezense da melhor maneira possível.

[O.E.] Como estava o PV?
[I.T.] Ele estava com 100% da sua estrutura deteriorada. Diagnóstico muito ruim. Se considerarmos a estrutura do PV com a nossa estrutura muscular e óssea o PV estava com osteoporose. Tamanho era o grau de oxidação de suas ferragens. Deus foi muito bom e não permitiu que o PV caísse.

[O.E.] E o prazo de entrega?
[I.T.] Foi marcado primeiro para agosto. Depois para outubro. Finalmente para 31 de dezembro, infelizmente não vai ser feito. O nós queremos é que seja entregue uma obra de qualidade, segura e que dê conforto aqueles que comparecerem ao campo do PV. Nos estamos cobrando.

[O.E.] E a fachada?
[I.T.] Através de um projeto de lei nosso a fachada, aquilo que marca na história de Fortaleza, o estádio Presidente Vargas, vai ser mantido. Nós temos que ter memória e a memória do nosso futebol é o estádio Presidente Vargas.

[O.E.] Não haverá mais demolição do Aécio de Borba?
[I.T.] Isso foi totalmente afastado. Há um divisória entre o PV o ginásio Aécio de Borba, a sede da Federação e a Apcdec.

[O.E.] O muda no PV?
[I.T.] Está sendo feita a grande reforma, porque antes foram feitos remendos. Vai ser uma modernização total. Será uma arena a nível de Fifa. O nosso PV será um marco muito grande na história administrativa de Fortaleza.

[O.E.] O apoio ao Esporte da Câmara?
[I.T.] Teve uma evolução muito grande dentro do Esporte de Fortaleza com essa nova gestão. O secretário Evaldo Lima tem feito um trabalho muito bom. Tem interagido inclusive com a Câmara Municipal.

Vereadores constatam atraso em trabalhos
A comissão de vereadores que acompanha as obras de reforma e modernização do Estádio Presidente Vargas esteve no dia 17 de dezembro em mais uma visita, a nona este ano, para constatar os avanços da obra que deveria ser entregue até 31 de dezembro de 2010, prazo estabelecido pela Prefeitura de Fortaleza. A obra está orçada em mais de 37 milhões de reais.

Na ocasião, estiveram presentes os vereadores: Iraguassú Teixeira (presidente da comissão), Toinha Rocha (PSOL), Ronivaldo Maia (PT) e Leonelzinho Alencar (PTdoB). O secretário da Regional IV Estevão Romcy acompanhou a visita e informou que o novo prazo para entrega do PV ainda será discutido e posteriormente, divulgado pela Prefeitura. Ele afirmou que a preocupação maior do executivo municipal é entregar a obra com qualidade a população.

Em suas palavras, Iraguassú ressaltou a importância do trabalho da mesa diretora e da comissão da Câmara Municipal de Fortaleza em está realizando um trabalho contínuo, acompanhando passo a passo a evolução da obra do PV, que servirá de palco para o treinamento de seleções de futebol durante a copa de 2014. Ele agradeceu também o apoio da imprensa e dos profissionais da APCDEC (Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará). O parlamentar destacou ainda: “Estamos preocupados em entregar a população de Fortaleza um novo PV, que traga segurança, acima de tudo, aos torcedores e seus familiares, diferente do antigo PV.”

Sobre o andamento das obras, o engenheiro responsável Océlio Valente informou que a obra está 90% concluída, e destacou os principais serviços que tiveram avanço em relação à visita anterior dos vereadores, realizada em 19 de novembro. Entre os pontos apresentados estão: a conclusão do túnel de acesso ao campo, o início do processo de fechamento do forro, a restauração da fachada do estádio, a colocação dos painéis metálicos ao redor do PV, o serviço de acabamento que está avançado, além do piso externo e das arquibancadas, as bilheterias, os bares que estão quase prontos, as 16 cabines para a Imprensa, o início da colocação das cadeiras e a instalação das câmeras de segurança e sonorização. Uma das grandes novidades do PV em relação a segurança dos torcedores é que agora haverá uma sala de apoio para os policiais civis e militares trabalharem durante os jogos. Em 2011, a comissão de vereadores continuará realizando visitas ao local, até que o novo PV seja entregue a população Cearense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *